top of page

LEGISLAÇÃO - Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório


Lei aprovada no primeiro semestre entrou em vigor nesta segunda-feira (22/12/2014). Teste avalia se o bebê nasce com a língua presa e se é preciso cirurgia.

LEGISLAÇÃO - Teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório A partir desta segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 180 dias após a publicação oficial da Lei nº 13.002/2014, passa a ser obrigatória a realização do teste da linguinha em recém-nascidos na rede pública e na rede privada em todo o país. O teste, que pode ser feito por qualquer profissional de saúde, consiste em verificar se o freio que liga a língua do bebê à boca apresenta algum tipo de deformação. Se houver o problema, a criança pode desenvolver a chamada língua presa e, por isso, a cirurgia é indicada.

O Ministério da Saúde informou que o teste já era realizado em todo o sistema público de saúde, junto com outros testes para o recém-nascido, como os testes da orelhinha e do pezinho.

Ainda segundo o ministério, especialistas da pasta trabalham em uma regulamentação da lei que obriga o teste da linguinha, que vai estabelecer padrões para a realização do procedimento em todo o país.

Do G1, em Brasília

[Fonte: G1 - Bem Estar - 22/12/2014]


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page